terça-feira, 10 de novembro de 2009

Relato da pedalada: Sitio Novo / Serra da Tapuia / Sítio Novo





31 de outubro de 2009

Ao fazermos o nosso planejamento da pedalada para a Serra da Tapuia não imaginávamos que haveria uma participação de tantos ciclistas, em um total de 33 bikers. Foram 10 bikers na equipe A, 10 bikers na equipe B e 13 bikers na equipe Z.

A viagem a partir do Posto de Emaús se iniciou com apenas 5 minutos de atraso as 5:35 horas, e a pedalada se iniciou com 15 minutos de atraso as 7:30 horas em Sitio Novo, praticamente devido a seção de fotos dos bikers no inicio da pedalada.


Tivemos uma participação especial de 2 bikers profissionais, o Denner Álvares e o Josias Emiliano (Vaca Maga), que tinham o objetivo inicial de pedalar os 60 km da trilha da equipe A e fazer mais 40 km em um total de 100 km em preparação para uma competição de maratona de mountain bike fora do estado.

No trecho inicial como todos estavam com ritmo inicial muito forte, houve um pequeno tombo em uma descida de um ciclista, mas não foi uma queda com maiores conseqüências. Ficando aqui o alerta para que a equipe Z não ultrapasse a velocidade máxima de 15 km/h nas descidas.

Quando ocorreu a separação da equipe Z, as duas equipes A e B, agora com 20 bikers, aumentou um pouco o ritmo. O trecho mais difícil da pedalada com as equipes A e B juntas foi a primeira subida de serra, em um single track muito técnico e com grande inclinação.

Ao vencermos esta serra, paramos no Sitio Tanque das Vacas, onde tivemos que concertar uma corrente da Bike de um integrante que quebrou no final da subida. Superado o problema, iniciamos a subida da serra da tapuia onde a equipe A aumentou o seu ritmo se distanciando da equipe B.

O problema de furos de pneus foi constante para a equipe A, pois esta anda em um ritmo muito forte e em trilhas muito técnicas, o que causou um certo atraso na pedalada desta equipe. Já a equipe B não teve muitos problemas de furos de pneus. Foi aí que a equipe B chegou de novo na equipe A na serra da Tapuia e desceram juntas a serra com os mais afoitos da equipe B, chegando a uma velocidade de 49 km/h . Por sua vez, a equipe Z teve como problemas mecânicos apenas os furos de alguns pneus e a soltura de corrente.


Após a descida, a equipe A retornou ao seu ritmo de pedalada mais forte e separou-se da equipe B, iniciando assim a subida da terceira serra.

A equipe Z, coordenada pelo Demison e com apenas 2 furos de pneus foi marcada por um ritmo de pedalada bastante confortável e, primordialmente, pelo “pedal lazer”, em que seus ciclistas subiram a serra tranquilamente, admirando a mais uma oportunidade de estar junto à natureza, observando vegetação, clima e até mesmo se integrando com os povoados que ali habitam. Com essa tranqüilidade, foi possível esfriar os pés em um riozinho no meio do caminho bem como cantarolar uma música em meio às desafinadas apitadas do amigo Tiago Renovato em plena trilha, tamanha era a animação da galera!!! E foi assim nesse clima de amizade e descontração que todos chegaram juntos ao ponto de encontro, valendo salientar a excelente coordenação do Demison pela atenção e cuidado com toda sua equipe e, sobretudo, o supermercado que era a bolsa do Renato Matos (tido como revelação na equipe pela habilidade fotográfica e disponibilidade em ajudar os outros), já que nela havia uma grande variedade de comidas e bebidas! Ou seja, de fome a equipe Z não morreria jamais!!


A equipe B, coordenada pelo Elmo Andrade, por estar sempre nos calcanhares da equipe A, gerou uma grande e divertida competição, se tornando uma “bagunça organizada” mesmo com as altas velocidades alcançadas nas descidas. Isso fortaleceu ainda mais a integração e a amizade entre os grupos, pois vez por outra a B encostava e ultrapassava a equipe A, o que causava engraçadas piadinhas entre seus integrantes. Outro ponto a salientar é a união que o Elmo fez prevalecer na equipe B, valorizando bastante o clima de solidariedade e diversão entre os bikers.

Na equipe A, coordenada por Max e caracterizada por um ritmo muito forte de pedal, a solidariedade e ajuda mútuas entre os bikers foram marcantes durante todo o percurso. Andando sempre em altas velocidades e em um excelente nível técnico, seus membros demonstraram grande destreza ao superar além de inúmeros furos de pneus, quebras de correntes, etc., os obstáculos e intempéries da serra, em um percurso mais longo do que aquele percorrido pelas demais equipes. Aliás, tais dificuldades chegaram até a surpreender os dois ciclistas profissionais que acompanhavam o grupo, o Denner e o Vaca Magra, que por sua vez também mostraram um ciclismo de alta qualidade e desempenho. Como uma especificidade da serra, o single track final enfrentado pelo grupo, se iniciou no km 50, com 6 km de extensão e muito técnico, com erosões, cascalhos, galhos de árvores e com muitas subidas e descidas bastante fortes.

Chegando a equipe A ao encontro das demais que já a esperavam, foi possível observar dois pontos contraditórios: de um lado, a tristeza do cansaço e da fome dos bikers, e do outro, a alegria de mais uma pedalada de subidas, descidas, quedas, adrenalina, emoção, amizade, solidariedade, piadas, enfim, dos prazeres que só quem pedala sabe quais são.

Para completar o clima bom e a integração entre as equipes em que nessa hora já não importava se era a A, a B ou a Z, nada melhor do que terminar a pedalada em um excelente restaurante à beira da estrada com todos juntos em uma enorme mesa, com gente saindo da dieta e comendo um quilo de comida, outros indo na galinha caipira, outros no bode, outros na buchada ou até mesmo no velho e bom churrasquinho...só não podendo esquecer da bagunça da galera que mesmo cansada deixou um pouquinho de sua alegria naquele belíssimo lugar...sem dúvidas, em breve haverá mais uma visita!


Diante de tal relato, os familiares dos petrobikers têm certeza que seus filhos, esposos e esposas, quando estão fazendo uma trilha com os petrobikers, estão em um ambiente social sadio, de amizade, camaradagem, cortesia, de ajuda mútua e de superação de desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário